Mídia, cidade e “interior”
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.6958Abstract
Resumo
Este artigo reúne elementos para a análise da relação entre a cidade e seus equipamentos/indústrias de mídia. No lugar da cidade-metrópole, que em geral domina os estudos de Comunicação por abrigar naturalmente as grandes empresas de mídia, o texto concentra a atenção em cidades que desfrutam de uma condição de centralidade no âmbito de uma região. As cidades-referências no “interior” (na “periferia”, nas “bordas”) em alguma medida guardam características da cidade-metrópole. Nesse contexto, o jornalismo é apresentado como ferramenta que ajuda no relato simultaneamente local e regional, ao articular a construção da identidade local/regional na comunicação com o seu entorno e com o mundo.
Palavras-chave: cidade; região; jornalismo.
Abstract
This article brings together elements for the analysis of the relationship between the city and its equipment/media industries. In place of the metropolis-city, which often dominates the Communication studies for harboring large media companies, the text focuses attention on cities that enjoy a condition of centrality within a region. The reference cities in the “country” (in the “periphery”, the “edges”), in some extent guard features related to metropolis-city. In this context, journalism is presented as a tool that helps in reporting both local and regional environments, simultaneously, when articulating the building of the local / regional identity in the communication with its surroundings and the world.
Keywords: city; region; journalism.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.