O Rio de Janeiro do imaginário de Hollywood como instrumento de propaganda ideológica

Autori

  • Carlos Alexandre Moreno

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.690

Parole chiave:

imaginário, cinema, ideologia, Hollywood, Rio de Janeiro.

Abstract

Este artigo procura analisar a construção do imaginário estadudinense sobre o Brasil, a partir de filmes que abordam o Rio de Janeiro, produzidos por estúdios americanos nas primeiras décadas do século XX. Na relação EUA-Brasil, pretende avaliar o uso do cinema como instrumento de propaganda ideológica.

Biografia autore

Carlos Alexandre Moreno

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pubblicato

2010-07-16

Fascicolo

Sezione

Artigos