O Rio de Janeiro do imaginário de Hollywood como instrumento de propaganda ideológica

Autores/as

  • Carlos Alexandre Moreno

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.690

Palabras clave:

imaginário, cinema, ideologia, Hollywood, Rio de Janeiro.

Resumen

Este artigo procura analisar a construção do imaginário estadudinense sobre o Brasil, a partir de filmes que abordam o Rio de Janeiro, produzidos por estúdios americanos nas primeiras décadas do século XX. Na relação EUA-Brasil, pretende avaliar o uso do cinema como instrumento de propaganda ideológica.

Biografía del autor/a

Carlos Alexandre Moreno

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2010-07-16

Número

Sección

Artículos