Admirável vinil novo: o retorno dos discos na era do mp3
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3176Palavras-chave:
discos de vinil, estudos culturais, indústria da música.Resumo
Neste trabalho buscamos analisar o crescimento nas vendas dos discos de vinil no contexto ligeiramente posterior à crise da indústria fonográfica e durante a reestruturação da indústria da música. A visibilidade do tema, que ressurge na mídia, foi analisada a partir do recorte de 15 matérias veiculadas nos últimos cinco anos para entender a explosão de notícias e reportagens na mídia sobre o “retorno do vinil”. Com base teórica nos estudos culturais – e no conceito-chave de representação – aliado à economia da cultura, realizamos uma contextualização histórica do formato, desde a sua criação, passando pela crise e pelo seu ressurgimento, bem como a sua inserção na internet, evidenciando que o analógico não está na contramão do digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.