Admirável vinil novo: o retorno dos discos na era do mp3

Autores

  • Sarah Oliveira Quines

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3176

Palavras-chave:

discos de vinil, estudos culturais, indústria da música.

Resumo

Neste trabalho buscamos analisar o crescimento nas vendas dos discos de vinil no contexto ligeiramente posterior à crise da indústria fonográfica e durante a reestruturação da indústria da música. A visibilidade do tema, que ressurge na mídia, foi analisada a partir do recorte de 15 matérias veiculadas nos últimos cinco anos para entender a explosão de notícias e reportagens na mídia sobre o “retorno do vinil”. Com base teórica nos estudos culturais – e no conceito-chave de representação – aliado à economia da cultura, realizamos uma contextualização histórica do formato, desde a sua criação, passando pela crise e pelo seu ressurgimento, bem como a sua inserção na internet, evidenciando que o analógico não está na contramão do digital.

Biografia do Autor

Sarah Oliveira Quines

Mestranda do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFSM.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Dossiê Música, Mídia e Espaço Urbano