A narrativa do jogador nos videogames: uma análise dos mecanismos de personalização da narrativa em Fallout 3

Autores/as

  • Bruno Izidro
  • Mirna Feitoza Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3040

Palabras clave:

videogames, narrativa interativa, Fallout 3, ambientes comunicacionais midiáticos, ecossistemas comunicacionais

Resumen

Nos últimos anos, os videogames têm apresentado meios que possibilitam narrativas cada vez mais elaboradas, fazendo com que o jogador se sinta mais atraído pela história. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa sobre as narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos. O objetivo é identificar os mecanismos que  possibilitam a criação de narrativas personalizadas para cada jogador. A partir dos conceitos de agenciamento, narrativa emergente, narrativas múltiplas e hipertexto, e de observações participantes com o jogo Fallout 3, analisamos dois desses mecanismos: (1) ambientação em mundo aberto e (2) estruturas de diálogos por escolhas. Ao proceder nas análises, concluí-se que esses são dois dos mecanismos que permitem a construção de narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos atuais.

Biografía del autor/a

Bruno Izidro

Estudante finalista da graduação em  Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas.

Mirna Feitoza Pereira

Professora da Universidade Federal do Amazonas, na graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (mestrado acadêmico).

Publicado

2012-07-19

Número

Sección

Narrativas e representações