Música, Entretenimento e Cognição: Análise comparativa dos videogames Guitar Hero III e Rocksmith

Autores

  • Alysson Bruno M. Assunção

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.2967

Palavras-chave:

videogames, música, cognição

Resumo

Partindo das referências da literatura que enfatizam que o entretenimento tem potencial de estimular a cognição de seus usuários, o presente trabalho investiga competências requeridas para a prática de guitar games, que convidam o jogador a interagir com o dispositivo videogame numa experiência mais espacial e corpórea. A partir da do panorama histórico da relação entre música, jogos e indústria cultural, é apresentada uma análise comparativa preliminar das características de Guitar Hero III (2008), que utiliza uma interface específica em formato de guitarra, e Rocksmith (2011), que possibilita ao usuário jogar utilizando um instrumento real. São ressaltadas contribuições possíveis dos videogames para a aquisição de repertórios cognitivos, permitindo repensar sua função na cultura contemporânea.

Biografia do Autor

Alysson Bruno M. Assunção

Mestrando em Comunicação - FCS/UERJ; Especialista em Jornalismo Literário - ABJL; Profissional de Comunicação Social - Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras

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Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Dossiê Música, Mídia e Espaço Urbano