Projeção de imagens e ação política na cidade do Rio de Janeiro: contribuições do estudo de situações sociais para a análise de apropriações tecnológicas

Autores/as

  • João Guilherme Bastos dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Freire Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.13147

Palabras clave:

Tecnologia, Projeções, Ação Política, Coletivo Projetação, Perspectiva dramatúrgica

Resumen

Este trabalho aborda a apropriação tecnológica de projetores com finalidades de ação política, particularmente a interação entre projetações e fotografias em ações políticas na cidade do Rio de Janeiro, tomando como base o estudo de situações de interação da perspectiva dramatúrgica proposta por Erving Goffman e verificando algumas possibilidades teóricas desta proposição a partir de imagens do Coletivo Projetação projetadas no Palácio da Guanabara durante as manifestações ocorridas na segunda metade de 2013 e das projeções da Caminhada pelo Clima no Cristo Redentor em setembro de 2014.

Biografía del autor/a

João Guilherme Bastos dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e jornalista. Atualmente trabalha como editor no Diretório de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Bolsista CAPES.

Fernanda Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e jornalista.

Publicado

2015-02-03