A Televisão Digital Interativa no Brasil – Possibilidades de consolidação e contradições no encontro das políticas públicas com o mercado e o olhar do espectador.

Autores/as

  • MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2011.1219

Palabras clave:

tv digital, interatividade, convergência

Resumen

O presente artigo tem como objetivo descrever algumas das possibilidades que o novo Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) pode incorporar à experiência de ver  televisão quando se utiliza de aplicações de interatividade, propondo ao espectador um tipo diferente de contato, que supera a condição de passividade do modo de difusão unidirecional mas que, ao mesmo tempo, não pode competir com a experiência customizada que a internet oferece aos seus usuários. As contradições entre a proposta como política pública e sua dependência do mercado para estabelecer-se também serão detalhadas como fatores de risco ao projeto governamental.

Biografía del autor/a

MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS

Professor Assistente do Departamento de Comunicação Social da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais. Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídas - LABCOM

Publicado

2011-10-21