O NOJO E O GROTESCO NA PROPAGANDA SOCIAL: UMA LEITURA BAKHTINIANA DO VÍDEO TENTACLE
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.10097Palavras-chave:
M. Bakhtin, grotesco, nojo, propaganda social.Resumo
O objetivo principal deste estudo é fazer uma análise discursiva sobre os mecanismos do grotesco na construção da emoção do nojo na esfera da comunicação. A base teórica que dá sustento à pesquisa vem, de um lado, dos estudos da publicidade e da propaganda e, de outro, da teoria bakhtiniana da carnavalização, com ênfase especial na discussão sobre o grotesco. Para a análise, tomamos o vídeo de propaganda social Tentacle, que tem como finalidade mostrar as marcas indeléveis que o abuso sexual infantil ou juvenil pode deixar na história de vida social e psíquica do sujeito que sofre este tipo de ofensa. A metodologia para a análise do material escolhido consiste em examinar as imagens retiradas deste vídeo através do método da decupagem, pelo qual analisamos os efeitos de sentido que o grotesco ajuda a construir no sentimento social e moral do nojo.
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