infância, ética e amorosidade na experiência da aprendizagem

Auteurs-es

  • lisandra ogg gomes UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)
  • sammy william lopes UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.25527

Mots-clés :

infância-criança, educação, ética, afeto, brincadeira

Résumé

Apresentamos neste texto reflexões e análises pautadas nos campos filosófico e sociológico a respeito da infância e da educação das crianças, tomada a partir da relação entre os conceitos de ética, estética, afeto e amorosidade. Inicialmente, postulamos que a educação das crianças deve envolver a concepção coletiva de um plano curricular ético e afetivo, apto a acolher e explorar a força vital da infância como componente educativo fundamental. Dessa forma, avaliamos como imprescindível à consecução de tal modo afetivo de aprendizagem, a constituição de uma modalidade diferencial de interações amorosas (seja entre crianças e adultos, entre elas, e delas com o mundo e a vida), capaz de engendrar as singularidades por meio das quais o movimento ético-estético e político de uma educação para a potência da infância possa conceber-se. A partir desses encaminhamentos, nos dedicamos ao desenho dos princípios básicos capazes de sinalizar uma imagem conceitual plausível para uma educação ético-afetiva das crianças. Educação esta, orientada a assumir a brincadeira como plano de experimentação do díspar, aberto ao devir das forças de indeterminação – inerentes às relações sensíveis, imaginativas e intelectuais – que articulam social e culturalmente o ato de aprender e ensinar. Nosso esforço é o de colocar em discussão os imperativos de uma educação pautada em preceitos e práticas que tentam não eliminar ou minimizar, mas estabelecer uma relação positiva, atenta e sensível com as diferenças que a infância e as crianças forçosamente nos impõem.

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Bibliographies de l'auteur-e

lisandra ogg gomes, UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)

Professora Adjunta da UERJ, vinculada ao Departamento de Estudos da Infância. Pós-doutora em Educação/UFMG. Doutora em Educação/USP. Mestre e especialista em Educação/UFPR. Graduação em Ciências Econômicas/UFPR. Membro dos grupos de pesquisas e estudos: Práticas de Socialização (USP), Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (USP) e do Observatório Sociológico Escola-Família (UFMG).

sammy william lopes, UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Mestre em Educação, também, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Possui Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Matemática - pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Madre Gertrudes de São José (2001). Atualmente é Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional na área de formação de educadores em serviço, articulada à relação currículo - processos de ensino/aprendizagem.

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Publié-e

2016-11-17

Numéro

Rubrique

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