GEORGE POLYA E ASPECTOS DA MATEMÁTICA INDUTIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2022.68605Keywords:
Resolução de Problemas, matemática indutiva, raciocínio dedutivo, raciocínio plausível.Abstract
Para Polya, só é possível aprender matemática se reconhecermos sua dupla natureza. Ela é ao mesmo tempo uma ciência dedutiva e sistemática quando se apresenta em sua forma acabada e uma ciência indutiva e experimental, quando se encontra em desenvolvimento. Uma das motivações de Polya em suas obras é sistematizar o processo inventivo da matemática. A "matemática indutiva'' está presente no desenvolver do saber matemático, afinal os primeiros passos na resolução de problemas normalmente não são cheios de certeza e baseados em grandes bases teóricas, mas sim surgem de uma certa "intuição'' que não é organizada e descrita tão facilmente quanto uma demonstração robusta que possui começo, meio e fim em uma linha de raciocínio perfeita tipicamente presente na matemática da perspectiva Euclidiana. E a partir dessa distinção, surgem dois conceitos, o raciocínio dedutivo e o raciocínio plausível. Destacaremos neste trabalho alguns aspectos das regras de inferência do raciocínio plausível propostas por Polya. Além destas regras, Polya entende que ao tentarmos solucionar um problema, devemos buscar uma variação daquele mesmo problema. E ele descreve três processos para realizar essa tarefa, sendo eles a Analogia, a Generalização e a Particularização. Essas variações que criamos a partir de um único problema podem nos levar a importantes elementos auxiliares ou a problemas correlatos mais simples que poderão interferir diretamente na forma como enxergamos o problema original. Para ilustrar esses processos, discutiremos em detalhe dois exemplos propostos por Polya.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mariana Pinto, Renan Souza, Patrícia Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright of the articles published in the journal Cadernos do IME - Série Matemática belongs to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to the journal.

Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.