ANÁLISE DISCRIMINANTE COMO CRITÉRIO DE VALIDAÇÃO DE AGRUPAMENTOS EM MINERAÇÃO DE TEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2022.66664Palavras-chave:
Mineração de texto, nutrigenômica, análise discriminanteResumo
O presente artigo optou-se por escolher, inicialmente, três textos oriundos de sites que abordavam o tema e a agregação deles materializou o processo de Descoberta de Conhecimento Textual. Sob esta orientação, foi realizado o pré-processamento, conjunto de procedimentos para extrair e recuperar dados textuais considerados relevantes, etapa que permitiu o processamento sob a ótica da Quadratic Discriminant Analysis (QDA) com uso da abordagem equidistante proposta pela covariância ajustada, em que foram dispostos 30 parágrafos dicotomizados em 20 e 10. A acurácia do modelo apresentou probabilidade discriminatória de 87 chances em 100, sendo que o primeiro grupo mostrou 17 acertos e o segundo nove, reconhecendo palavras-chave adequadas sob a ótica semântica da Nutrigenômica e Nutrigenética, resultados esperados pelos especialistas que buscam conglomerados cognitivos textuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-07-30
Como Citar
Passos Cruz, C. C., Lanzillotti, R. S., & Lanzillotti, H. S. (2024). ANÁLISE DISCRIMINANTE COMO CRITÉRIO DE VALIDAÇÃO DE AGRUPAMENTOS EM MINERAÇÃO DE TEXTOS. Cadernos Do IME - Série Matemática, (18), 13–28. https://doi.org/10.12957/cadmat.2022.66664
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Carla Cristina Passos Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados no periódico Cadernos do IME - Série Matemática pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos ao periódico.
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.