ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO NO ENEM DOS ESTUDANTES PORTADORES DE DISLEXIA

Authors

  • Natália Vicente Penso Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Regina Serrão Lanzillotti Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2022.62814

Keywords:

Teste de hipótese, análise exploratória, dislexia

Abstract

O ENEM é uma avaliação cujo objetivo é analisar o desempenho dos estudantes ao concluírem a educação básica, além de servir como instrumento de seleção para os estudantes entrarem nas universidades. O presente estudo propõem uma análise exploratória das notas de redação no ENEM 2019 dos candidatos portadores de Dislexia. Foram utilizadas medidas de posição e de dispersão para aplicar o teste de hipótese para verificar estatisticamente se as médias obtidas pelos alunos com dislexia diferiam dos demais significativamente. Conclui-se que os alunos com Dislexia possuíram uma média na nota de redação maior do que os demais em 2019, apesar de nem todas as escolas optarem pela preparação conjugada a tratamento ao longo da educação, o que se deve aos profissionais de educação e saúde. Ficou evidente a importância de fornecer acessibilidade aos candidatos durante a educação formal para quem possua qualquer tipo de limitação, promovendo inclusão e democratização.

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Published

2024-09-04

How to Cite

Vicente Penso, N., & Serrão Lanzillotti, R. (2024). ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO NO ENEM DOS ESTUDANTES PORTADORES DE DISLEXIA. Cadernos Do IME - Série Matemática, (19), 1–8. https://doi.org/10.12957/cadmat.2022.62814

Issue

Section

Disclosure Articles