ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO NO ENEM DOS ESTUDANTES PORTADORES DE DISLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2022.62814Palavras-chave:
Teste de hipótese, análise exploratória, dislexiaResumo
O ENEM é uma avaliação cujo objetivo é analisar o desempenho dos estudantes ao concluírem a educação básica, além de servir como instrumento de seleção para os estudantes entrarem nas universidades. O presente estudo propõem uma análise exploratória das notas de redação no ENEM 2019 dos candidatos portadores de Dislexia. Foram utilizadas medidas de posição e de dispersão para aplicar o teste de hipótese para verificar estatisticamente se as médias obtidas pelos alunos com dislexia diferiam dos demais significativamente. Conclui-se que os alunos com Dislexia possuíram uma média na nota de redação maior do que os demais em 2019, apesar de nem todas as escolas optarem pela preparação conjugada a tratamento ao longo da educação, o que se deve aos profissionais de educação e saúde. Ficou evidente a importância de fornecer acessibilidade aos candidatos durante a educação formal para quem possua qualquer tipo de limitação, promovendo inclusão e democratização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natália Vicente Penso, Regina Serrão Lanzillotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados no periódico Cadernos do IME - Série Matemática pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos ao periódico.
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.