HISTÓRIA, MATEMÁTICA E ENSINO: TRADIÇÕES, HARMONIZAÇÕES E INSUBORDINAÇÕES NECESSÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.61961Resumo
João Bosco Pitombeira de Carvalho, em amplo diálogo com Gert Schubring, pondera a respeito da implementação da história da matemática na dinâmica cotidiana de ensino-aprendizagem. O autor salienta as seguintes dificuldades: estudos metodológicos sem resultados empíricos claros; má qualidade dos livros didáticos; baixo acesso às "fontes primárias"; distância entre "texto original" e "uso escolar"; carência de investimento na formação continuada de professores. Desse modo, contribuindo para essas reflexões, defende-se uma insubordinação epistemológica, a partir da qual práticas pedagógicas, dentre as quais algumas criativas, possibilitem experiências matemáticas em sala de aula a partir das premissas pluralistas herdadas das tradições históricas das ciências. Dentre as propostas recentes em educação matemática que podem contribuir para uma melhor integração da história da matemática no ensino, salientam-se: os estudos sobre cognição e linguagem; pensamento matemático avançado; modelagem matemática; investigação matemática em sala de aula.
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