Experiências com Resolução de Problemas em Matemática em Escolas no Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50350Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Ensino BásicoResumo
Neste trabalho buscamos apresentar uma coletânea de experiências realizadas em sala de aula de Matemática no Ensino Básico, em que optou-se pela metodologia de Resolução de Problemas. Essas experiências são fruto de diversos trabalhos desenvolvidos no Grupo ``Resolução de Problemas e Ensino de Matemática'' do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tivemos a oportunidade de investigar a eficácia dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem considerando vários tópicos do programa de Matemática, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio, bem como envolvendo diferentes realidades sociais. Além de estabelecermos os fundamentos da Resolução de Problemas, descrevemos brevemente como decorreu cada uma dessas experiências e os ensinamentos que colhemos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados no periódico Cadernos do IME - Série Matemática pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos ao periódico.
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.