De uma discussão para uma investigação (histórica) a partir das aulas de análise real
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.49731Keywords:
Propriedade Arquimediana, Análise Real, Investigação HistóricaAbstract
Este trabalho teve como motivação inicial as discussões acerca do tema numeração provenientes da disciplina de analise real, ministrada no quarto ano do curso de licenciatura em matematica da Universidade Estadual do Oeste do Parana, campus de Foz do Iguaçu. Na ocasião, buscavamos identicar e refletir sobre as principais diferenças entre o conjunto dos números racionais (Q) e o conjunto dos números reais (R); e as considerações a respeito da densidade de Q em R nos levou ao uso da propriedade arquimediana. A simplicidade de seu enunciado e sua relevância na estrutura dos números reais nos conduziu a diversos episódios que extrapolaram a ementa da disciplina, aprofundando os estudos tanto nos aspectos teóricos como nos históricos. Entre eles, buscamos esclarecer a origem do nome que caracteriza tal propriedade, bem como mostrar alguns exemplos e resultados sobre corpos arquimedianos e não arquimedianos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-07-01
How to Cite
Lübeck, K. R. M., Lübeck, M., & Rodrigues Júnior, A. (2020). De uma discussão para uma investigação (histórica) a partir das aulas de análise real. Cadernos Do IME - Série Matemática, (14), 40–57. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.49731
Issue
Section
Disclosure Articles
License
The Copyright of the articles published in the journal Cadernos do IME - Série Matemática belongs to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to the journal.

Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.