O Tabuleiro de Decimais em uma Classe Inclusiva: Uma Possibilidade para Alunos com Deficiência Visual
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.43393Palavras-chave:
Metodologia de Ensino, Inclusão, Deficiência Visual, Números Decimais, Matemática.Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar quais as contribuições do Tabuleiro de Decimais voltado ao processo de ensino e aprendizagem as operações aditivas com os números decimais a educação de uma aluna com deficiência visual no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva qualitativa, tendo como participantes oito discentes participantes de uma turma inclusiva do município de Belém (PA), sendo um destes alunos um com deficiência visual. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e utilizou como metodologia a pesquisa ação e a aplicação de metodologia: Tabuleiro de Decimais, a fim de entendermos quais os aspectos propositivos desta ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem dos números decimais aditivos voltados aos discentes com deficiência visual e sem deficiência. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que o uso do Tabuleiro de Decimais foi propositivo não só para o aprendizado e compreensão dos números decimais em operações aditivas com o discente com deficiência visual, bem como que para os demais alunos participantes sem deficiência visual.
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