Resolução de Situações-Problema Interdisciplinares: um Caminho na Formação e Prática do Professor dos Anos Iniciais da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2011.11859Palavras-chave:
Situações-problema, Interdisciplinaridade, ContextualizaçãoResumo
O presente trabalho visa refletir sobre as dificuldades de implementação de um trabalho interdisciplinar nos anos iniciais da Educação Básica e propor a Resolução de Situações-problema Interdisciplinares como estratégia para um trabalho neste segmento que estimule o professor a se manter em constante movimento pela busca de conhecimento e conduzir um trabalho que possa promover uma aprendizagem integral e significativa. A pesquisa se deu em turmas do curso dePedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na disciplina “Matemática: Conteúdos e Métodos II”. Além das turmas do 1º e 2º semestre de 2010, também foram entrevistados 17 professores, através de questionários, da rede pública municipal e privada de São Gonçalo e Niterói, atuantes no 1º segmento do Ensino Fundamental. A pesquisa possibilitou perceber as práticas e refletir sobre como atuar na formação de professores para vislumbrar uma forma de olhar o conhecimento de modo interdisciplinar e contextualizado. As atividades propostas aos alunos do curso de Pedagogia permitiram a autora trabalhar a resolução e elaboração de situações-problema interdisciplinares, envolvendo conteúdos dos diferentes campos de conhecimento e a Matemática. Como produto final foi elaborado um caderno de situações-problema interdisciplinares que foi construído
coletivamente no decorrer da pesquisa.
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Publicado
2011-12-01
Como Citar
Carvalho, V., & Waldhelm, M. de C. (2011). Resolução de Situações-Problema Interdisciplinares: um Caminho na Formação e Prática do Professor dos Anos Iniciais da Educação Básica. Cadernos Do IME - Série Matemática, 5(23). https://doi.org/10.12957/cadmat.2011.11859
Edição
Seção
Artigos
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