Utilização de modelo matemático de otimização para determinar a localização de radares de velocidade em vias urbanas no Rio de Janeiro

Autores

  • Gabriel Nakalski Farias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Anderson Marden de Souza Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Filipe Mendes Gonçalves Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jéssica Wanderley Souza do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Kelly Cristina da Silva de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Carolina de Barros Pamplona Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Silvia Bahiense da Silva Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2025.90230

Resumo

Este artigo investiga a relação entre velocidade e sinistros de trânsito, com foco na otimização da localização de radares de velocidade em áreas urbanas. Por meio da análise de dados de pontos de sinistros em avenidas da cidade do Rio de Janeiro, foram implementados modelos matemáticos de máxima cobertura, p-medianas e seccionamento para a escolha dos locais mais adequados para a instalação de radares. Por fim, foi feita comparação entre os modelos de localização propostos e o cenário atual da posição de radares nas avenidas estudadas. A integração de radares inteligentes com os modelos de otimização e pesquisas futuras sobre o impacto a longo prazo da otimização na segurança viária são sugeridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Farias, G. N., Silva, A. M. de S., Machado, F. M. G., Nascimento, J. W. S. do, Almeida, K. C. da S. de, Pamplona, A. C. de B., … Ribeiro, G. M. (2025). Utilização de modelo matemático de otimização para determinar a localização de radares de velocidade em vias urbanas no Rio de Janeiro. Cadernos Do IME - Série Informática, 51. https://doi.org/10.12957/cadinf.2025.90230

Edição

Seção

Artigos