Otimização da frequência no sistema de transporte público por ônibus considerando incertezas na demanda

Autores

  • Joyce Azevedo Caetano Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Francisco Glaubos Nunes Clímaco Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Laura Bahiense Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2024.82702

Resumo

O transporte público segue um plano sensível a mudanças, podendo ser afetado por tráfego, clima, interrupções não planejadas, políticas e flutuações na demanda. Este estudo incorpora incertezas no número de passageiros em um modelo de otimização para determinar a frequência de linhas de ônibus, visando mitigar custos operacionais, ambientais e sociais. Testes computacionais em uma rede de ônibus consideraram três cenários de demanda, probabilidades de ocorrência e aversão ao risco. Os resultados indicam soluções precisas, protegendo o sistema contra sobrecarga de passageiros e reduzindo custos operacionais no pior cenário ao equilibrar as dimensões sustentáveis.

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Publicado

2024-08-06 — Atualizado em 2024-10-18

Versões

Como Citar

Azevedo Caetano, J., Nunes Clímaco, F. G., Mattos Ribeiro, G., & Bahiense, L. (2024). Otimização da frequência no sistema de transporte público por ônibus considerando incertezas na demanda. Cadernos Do IME - Série Informática, 49, 62–80. https://doi.org/10.12957/cadinf.2024.82702 (Original work published 6º de agosto de 2024)

Edição

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