Conformidade da LGPD em Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil: as perspectivas de profissionais de TIC

Autores

  • Keyla Silva Universidade Federal do Acre
  • Laura Sarkis

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2024.80214

Resumo

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), define o que é ou não legal, com relação aos dados pessoais e assegura os direitos individuais desde agosto de 2018. Vários estudos buscam entender o cenário de sua adequação. Neste cenário, insere-se esta pesquisa, cujo objetivo busca investigar a conformidade da implantação da LGPD nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. A pesquisa utilizou um survey que apresenta a visão de profissionais de TIC de 19 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do Brasil. A maioria dos participantes possuem mais de 10 de experiência e em sua maioria no cargo de Governança ou gestão de TI. Os resultados mostram que mais de 88% dos participantes tem conhecimento sobre a LGPD; um dado inquietante é que 79,4% dos participantes não realizam ou não sabem se a organização realiza elicitação de requisitos de privacidade; 67% consideram que a LGPD gerou impactos no desenvolvimento de software. É necessário tratar mudança de cultura e ter o apoio da alta gestão para a execução de ação de adequação da LGPD.

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Oliveira da Silva, K., & Costa Sarkis, L. (2024). Conformidade da LGPD em Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil: as perspectivas de profissionais de TIC. Cadernos Do IME - Série Informática, 49, 9–26. https://doi.org/10.12957/cadinf.2024.80214

Edição

Seção

Artigos