O Uso de Scaffolds no Projeto de Software Educacional
Resumo
Um dos desafios envolvidos no desenvolvimento de ambientes educacionais é projetar mecanismos capazes de oferecer suporte cognitivo para os alunos ao longo da realização de atividades intelectuais complexas. A baixa produtividade de grande parte dos ambientes disponíveis reside na falta de apoio adequado ao estudante ao longo da realização das tarefas de aprendizagem. Na literatura, este apoio é definido como scaffold e está associado à visão sócio-interacionista da aprendizagem.Um trabalho interessante de investigação seria analisar o(s) tipo(s) de apoio que os softwares educacionais brasileiros oferecem ao estudante ao longo das tarefas propostas. Neste artigo, propomos alguns scaffolds que podem ajudar o projetista de ambientes educacionais no design de sistemas que ofereçam apoio mais efetivo à aprendizagem. Para tanto, discutimos as bases teóricasde scaffold e apresentamos um conjunto de softwares educacionais e verificamos que a totalidade dos softwares analisados não oferece mecanismos de scaffold.Elegemos dois deles – Eduling e CPU, para analisar a a natureza da inclusão de scaffold para propor diretrizes de projeto.Downloads
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Publicado
2013-06-20
Como Citar
Neide Santos e Raquel Oliveira Prates, E. S. C. (2013). O Uso de Scaffolds no Projeto de Software Educacional. Cadernos Do IME - Série Informática, 22, 26–32. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadinf/article/view/6557
Edição
Seção
Artigos