O Software Livre para o Ensino da Matemática em Instituições de Ensino Superior – Uma Tecnologia Social

Autores

  • Alexandre Rojas, Antonio Carlos de Azevedo Ritto e Augusto Cesar Castro Barbosa. Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Nosso alvo é a melhoria do ensino a baixo custo visando à sua universalização. A tecnologia é um instrumento de facilitação de atividades e se aplicada com preocupação social ganha amplitude. O foco do estudo é uma proposta para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral com o apoio do software livre – Máxima. Diante das reconhecidas dificuldades enfrentadas nas Universidades no ensino da matemática em geral, e do cálculo integral e diferencial em particular , cogita–se a utilização dos instrumentos da tecnologia da informação e da comunicação para melhorar a aprendizagem dos conteúdos a baixo custo. Os instrumentos tecnológicos são intensamente usados em educação com inúmeros casos de sucesso, principalmente quanto à forma de ensinar e aprender , podendo promover uma evolução nos processos educacionais. Ao lado de propor o uso destes instrumentos o artigo discute alguns conceitos de tecnologia social para, por fim, analisar e propor a utilização de softwares livres. Acrescente–se que o uso de software livre, além de viabilizar economicamente o projeto de educação, possibilita criar trabalho e renda para profissionais de desenvolvimento de software, atividade de alto valor agregado. A tecnologia, além de oferecer aos professores mais recursos a serem adotados na sua estratégia de ensino, pode ser usada par a tornar mais lúdica à atividade de aprender .

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

Antonio Carlos de Azevedo Ritto e Augusto Cesar Castro Barbosa., A. R. (2013). O Software Livre para o Ensino da Matemática em Instituições de Ensino Superior – Uma Tecnologia Social. Cadernos Do IME - Série Informática, 25, 15–26. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadinf/article/view/6510

Edição

Seção

Artigos