JiStar: Reconciliando Código Java com Modelagem Orientada a Metas

Autores

  • Ana Maria da Mota Moura PUC Rio
  • Julio Cesar Sampaio do Prado Sampaio do Prado Leite

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadinf.2020.57030

Resumo

Uma vez que um software tenha sido construído sem a perspectiva da engenharia de requisitos orientada a metas, como compreender suas metas para fins de evolução? Este trabalho é uma extensão da nossa proposta de modelo de rastreabilidade para trás entre código Java e o modelo de metas i* através do uso de metadados de código. Na evolução do framework JiStar, revisamos o conjunto de anotações de código Java para elementos do i*; adicionamos a exportação no formato iStarML, e; possibilitamos a geração automática ou semiautomática de modelos de metas. Avaliamos a viabilidade do nosso framework sobre um sistema real chamado RioBus e os resultados indicam a adequação dessa rastreabilidade para fins de evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria da Mota Moura, PUC Rio

Doutora em informática pela PUC Rio (2020), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2009), Graduada em Ciência da Computação pela UCAM-Campos (2005) e Graduada em Tecnologia em Informática pelo IFF (2004). Formou-se também no curso de Pós Graduação Lato Sensu em desenvolvimento de software orientado a objetos pelo IFF (2007) e possui complementação pedagógica com ênfase em pedagogia. Profissionalmente atua, há mais de dez anos, como analista de sistemas na Petrobras e como professora na área de sistemas de informação em cursos de nível superior, técnico e profissionalizante.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Moura, A. M. da M., & Sampaio do Prado Leite, J. C. S. do P. (2021). JiStar: Reconciliando Código Java com Modelagem Orientada a Metas. Cadernos Do IME - Série Informática, 45, 44–60. https://doi.org/10.12957/cadinf.2020.57030

Edição

Seção

Artigos