Uma Proposta para Considerar Sustentabilidade na Avaliação de Crédito para Empresas da Construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadinf.2018.23454Abstract
Sustentabilidade é um dos grandes desafios da sociedade atual. Organizações podem exercer um importante papel nesta luta através da implementação de iniciativas sustentáveis em seus processos. O setor da construção civil é um dos setores que enfrentam grandes desafios de sustentabilidade, como o alto consumo de energia e de utilização da água em toda sua cadeia produtiva e a gestão de resíduos.
Este artigo propõe uma maneira de incentivar, de forma transparente e efetiva, a implementação de iniciativas de sustentabilidade em organizações no setor da construção civil, incluindo a análise de sustentabilidade como parte do critério para concessão de crédito a novos projetos no setor. Para tal, os conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócios foram aplicados para analisar e modelar parte dos fluxos de processos de um banco de financiamento real. Foram realizadas as fases de planejamento, análise, desenho e modelagem do ciclo de vida do BPM, além do desenvolvimento de um protótipo funcional desta modelagem. A solução inclui a análise do nível de maturidade de sustentabilidade das empresas solicitantes no processo de concessão de crédito.
As contribuições deste trabalho possuem duas vertentes: (i) demonstra como o ciclo de vida do BPM pode ser utilizado para incorporar sustentabilidade a processos de negócios, e (ii) apresenta uma proposta de modelo de financiamento de novos negócios que considera a análise de sustentabilidade como parte de seus critérios. Se adotada por bancos de investimento, outras organizações poderiam ser motivadas a incorporar iniciativas de sustentabilidade em seus planos de negócio, contribuindo para um futuro mais sustentável de nossa sociedade.