SOBREVIDA DE MULHERES COM CÂNCER NO COLO DO ÚTERO
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadest.2023.77204Palavras-chave:
Câncer do colo do útero, Modelo de Cox, Análise de SobrevivênciaResumo
O câncer do colo do útero é um problema de saúde pública no Brasil. Neste artigo é analisada a sobrevida de pacientes com câncer do colo do útero, atendidas no Instituto Nacional de Cancer (INCA), Rio de Janeiro, no período entre 1991 e 1995, com o objetivo de identificar os fatores que mais influenciaram na mortalidade das pacientes. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira utilizando uma metodologia não paramétrica através do método de Kaplan-Meier, posteriormente a análise foi ampliada através da utilização de um modelo semi-paramétrico, o modelo de taxas proporcionais de Cox, a partir do qual foi feita uma análise multivariada. Os 362 casos analisados indicaram que o estadiamento do tumor é muito significativo para a sobrevida das pacientes, além desse, dois outros fatores se mostraram marginalmente significativos.
Downloads
Referências
ALVES, R. J. V.; WATTE, G.; GARCEZ, A. S.; ARMANDO, A.; MOTTA, N. W.; ZELMANOWIC, A. M. Sobrevida de mulheres com câncer de colo uterino em um centro de referência do sul do Brasil. Brazilian Journal of Oncology, Porto Alegre, v. 13, n. 46, p. 1-7, 2017.
AMERICAN CANCER SOCIETY. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/types/cervical-cancer/causes-risks-prevention/risk-factors.html. Acesso em: maio de 2023.
CARMO, C. C; LUIZ, R. R. Sobrevida de mulheres com câncer de colo uterino diagnosticadas em um centro brasileiro. Revista Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 45, n. 4, p. 661-667, 2011.
COLOSIMO, E. A; GIOLO, S. R. Análise de sobrevivência aplicada. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2006.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Dados e números sobre câncer do colo do útero: relatório anual 2022. Rio de Janeiro: INCA, 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Sistema de Registro Hospitalar de Câncer (SisRHC). Disponível em: https://irhc.inca.gov.br/RHCNet/. Acesso em: janeiro de 2023.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A mulher e o câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA/FIOCRUZ, 2018.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Falando sobre câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: MS/INCA, 2002.
SANTOS, N.A; MOTTA, R. L. F. Aplicação do modelo de taxas proporcionais de Cox no estudo de caso de câncer do colo do útero. Monografia (Bacharelado em Estatística) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
SANTOS, T.R.A. Sobrevida de mulheres com câncer cervical atendidas em hospitais do INCA entre 1991 e 1995 e fatores prognósticos associados. Monografia (Bacharelado em Estatística) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
THERNEAU, T. A Package for Survival Analysis in R. R package version 3.5-0, https://CRAN.R-project.org/package=survival, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos do IME - Série Estatística

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.