APLICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO PROBABILÍSTICA E DO MÉTODO DAS K-MÉDIAS À CLASSIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS QUANTO À OFERTA DE CRECHES
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadest.2013.15771Resumo
<doi>10.12957/cadest.2013.15771
Neste trabalho o método CPP-TRI, que emprega a composição probabilística de preferências para classificar em categorias ordenadas, e o método de identificação de conglomerados das k-médias são usados para classificar os municípios fluminenses quanto ao cumprimento da disposição constitucional de disponibilidade de creches para a população infantil. Consideramos a segmentação dos municípios do Estado do Rio de Janeiro visando a avaliar a relação entre recursos e produtos na oferta de creches. As variáveis consideradas são, de um lado, a proporção de crianças de dois a cinco anos atendidas em creches e, de outro lado, a despesa pública municipal per capita com educação e cultura e a renda per capita do município. O método das kmédias foi empregado para segmentar esses municípios em estudos anteriores com base nessas três variáveis. Verificou-se concordância entre o agrupamento realizado pelas k-médias e pela CPP-TRI com base nas relações custo/benefício.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.