ANÁLISE DE CONGLOMERADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO UTILIZANDO GOOGLE MAPS E ESTATÍSTICA ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadest.2013.15767Resumo
<doi>10.12957/cadest.2013.15767
Este artigo apresenta novas abordagens para a análise de acidentes de trânsito direcionada a estruturas de arruamentos. O método proposto é uma extensão do modelo geo-estatístico de varredura temporal porém considera eventos pontuais espalhados ao longo de um arruamento. Coordenadas geográficas de eventos pontuais são inicialmente mapeadas em uma única dimensão, obtendo-se a linha georeferenciada do arruamento de interesse. Nesta dimensão, os eventos pontuais são identificados pelas suas distâncias relativas a um ponto de origem no arruamento. Uma janela unidimensional e de dimensão variável realiza uma varredura para identificar trechos nos quais a taxa de incidência de acidentes de trânsito é maior que a esperada. Inferência estatística é realizada a partir de simulações de Monte Carlo. As metodologias foram implementadas no softwde R com uso de interfaces gráficas e mapas de arruamentos obtidos a partir do ambiente Google maps.
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