ANÁLISE DE CONGLOMERADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO UTILIZANDO GOOGLE MAPS E ESTATÍSTICA ESPACIAL

Autores

  • Marcos Antônio Cunha Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcelo Azevedo Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Oliveira Prates Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2013.15767

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2013.15767

Este artigo apresenta novas abordagens para a análise de acidentes de trânsito direcionada a estruturas de arruamentos. O método proposto é uma extensão do modelo geo-estatístico de varredura temporal porém considera eventos pontuais espalhados ao longo de um arruamento. Coordenadas geográficas de eventos pontuais são inicialmente mapeadas em uma única dimensão, obtendo-se a linha georeferenciada do arruamento de interesse. Nesta dimensão, os eventos pontuais são identificados pelas suas distâncias relativas a um ponto de origem no arruamento. Uma janela unidimensional e de dimensão variável realiza uma varredura para identificar trechos nos quais a taxa de incidência de acidentes de trânsito é maior que a esperada. Inferência estatística é realizada a partir de simulações de Monte Carlo. As metodologias foram implementadas no softwde R com uso de interfaces gráficas e mapas de arruamentos obtidos a partir do ambiente Google maps.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

CUNHA SANTOS, Marcos Antônio; AZEVEDO COSTA, Marcelo; OLIVEIRA PRATES, Marcos. ANÁLISE DE CONGLOMERADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO UTILIZANDO GOOGLE MAPS E ESTATÍSTICA ESPACIAL. Cadernos do IME - Série Estatística, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 1, 2013. DOI: 10.12957/cadest.2013.15767. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15767. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística