Redes neurais para modelagem de sistemas estruturais offshore dinâmicos não lineares com histerese
Resumo
Este trabalho propõe um modelo empírico para o sistema com histerese formado por um tipo de conexão elastomérica riser-plataforma, em águas profundas. A conexão tem o objetivo de minimizar os momentos fletores atuantes, possui grande complexidade e alta criticidade devido às conseqüências econômicas e ambientais decorrentes de sua falha. O elemento principal da junta é composto de material elastomérico com comportamento histerético não-linear. Além disso, o sistema composto por essa conexão também apresenta não-linearidades devido à ação das cargas dinâmicas e devido aos grandes deslocamentos. Redes Neurais TDNN e Recorrentes são investigadas por possuírem a habilidade de modelar comportamentos histeréticos nãolineares, bem como de sistemas dinâmicos. Verificou-se que o modelo de Redes Neurais Recorrentes apresenta os melhores resultados para o sistema estudado. Devem ser ressaltadas ainda as dificuldades adicionais ao processo de modelagem deste sistema relacionadas ao emprego dos dados reais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-01
Como Citar
ROCHA, Djalene Maria; KAYSER JUNIOR, Dary Lottmar; FAVILLA EBECKEN, Nelson Francisco; CALÔBA, Luiz Pereira. Redes neurais para modelagem de sistemas estruturais offshore dinâmicos não lineares com histerese. Cadernos do IME - Série Estatística, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 30, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15766. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Serie Estatística
Licença
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.