Um modelo multivariado para a função de produção energética de usinas hidroelétricas
Resumo
A geração de uma usina hidroelétrica é função não-linear do armazenamento, turbinamento e, em alguns casos, do vertimento da usina. No modelo DECOMP, pertencente à cadeia de modelos desenvolvidos pelo CEPEL para o planejamento da operação energética do sistema elétrico brasileiro, realiza-se, atualmente, uma aproximação linear por partes desta função, onde a soma do turbinamento com o vertimento é considerado como uma única variável independente. Neste artigo, descreve-se a metodologia e propõe-se um aprimoramento na modelagem desta função, representando-a por um modelo multivariado contendo três variáveis independentes: armazenamento, turbinamento e vertimento. Apresentam-se resultados obtidos em 18 casos, referentes aos Programas Mensais de Operação do sistema brasileiro entre fevereiro de 2003 e julho de 2004, os quais mostram ganhos significativos na representação da geração das usinas hidroelétricas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-06
Como Citar
DINIZ, André Luiz; LÓBREGA XAVIER, Luciano; SERRA COSTA, Fernanda. Um modelo multivariado para a função de produção energética de usinas hidroelétricas. Cadernos do IME - Série Estatística, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 01, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15764. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Serie Estatística
Licença
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.