Previsão do preço de venda da uva itália e da manga tommy produzidas no vale do são francisco via análise de séries temporais: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadest.2009.15746Resumo
<doi>10.12957/cadest.2009.15746
O presente estudo investiga a adequação de uma metodologia de previsão de preços para a manga Tommy e a uva Itália, produzidas e comercializadas no Vale do São Francisco, através da utilização das técnicas de Análise de Séries Temporais. Foram coletados e calculados, junto aos registros da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, os preços médios mensais destes produtos entre 2002 e 2008, totalizando uma amostra de 84 períodos. Para a interpretação dos resultados, foram utilizados os modelos de previsão Holt-Winters e ARIMA. Os resultados indicam, dentre outras coisas, uma estacionariedade no preço da manga e uma tendência de aumento no preço da uva. A metodologia desenvolvida pôde ser considerada válida, pois forneceu os menores erros quadráticos de previsão por meio da suavização exponencial aditiva para a uva Itália (Holt-Winters) e o modelo ARIMA(2,0,1) para a manga Tommy. Sugestões de novos estudos são elaboradas ao final do artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.