A importância dos gráficos de controle para monitorar a qualidade dos processos industriais: estudo de caso numa indústria metalúrgica
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15742Resumo
<doi>10.12957/cadest.2010.15742
Em um cenário competitivo, as empresas buscam a qualidade nos seus produtos. Para isto, é necessária a análise do empreendimento para avaliar o desempenho dos processos até o produto final, emergindo assim a importância do CEP para detectar e diminuir a variabilidade, garantido maior conformação além de redução do custo, tornando-se importante ferramenta para a competitividade. Este artigo exploratório, analisa o CEP em uma empresa metalúrgica. No inicio, por gráficos, foi possível verificar causas especiais, após a eliminação dessas, o processo passou a estar sob controle, porém, houve necessidade de ajuste da média do processo. Finalmente, foram sugeridas medidas para que a empresa mantivesse seu sistema produtivo sob controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.