Teoria das filas e da simulação aplicada ao embarque de minério de ferro e manganês no terminal marítimo de ponta da madeira
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15733Resumo
<doi>10.12957/cadest.2010.15733
Dentre as principais técnicas disponíveis utilizadas em processos de análise e resolução de problemas sobressaem a Teoria das Filas e a Teoria da Simulação: aquela, um método analítico para abordagem do assunto; esta, uma técnica de modelagem que busca melhor representar o sistema em estudo. Este trabalho investiga o uso da Teoria das Filas e da Simulação aplicadas ao embarque de minério de ferro e manganês no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. Com a Teoria das Filas, pretende-se analisar características de atendimento aos navios que atracam no Píer I e Píer III para carregamento de minério de ferro e manganês, tais como: número médio de navios na fila e no sistema, tempo médio em que um navio permanece na fila e no sistema etc. E, com a técnica da Simulação, pretende-se simular a operação do Píer IV, que consumirá R$ 2 bilhões em investimento, aumentará a capacidade do terminal em 100 milhões de toneladas/ano e terá capacidade de carregar 53 navios por mês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.