Teoria das filas e da simulação aplicada ao embarque de minério de ferro e manganês no terminal marítimo de ponta da madeira

Autores

  • Gustavo Rossa Camelo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antônio Sérgio Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Massoli Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosimeri Maria de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15733

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2010.15733

Dentre as principais técnicas disponíveis utilizadas em processos de análise e resolução de problemas sobressaem a Teoria das Filas e a Teoria da Simulação: aquela, um método analítico para abordagem do assunto; esta, uma técnica de modelagem que busca melhor representar o sistema em estudo. Este trabalho investiga o uso da Teoria das Filas e da Simulação aplicadas ao embarque de minério de ferro e manganês no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. Com a Teoria das Filas, pretende-se analisar características de atendimento aos navios que atracam no Píer I e Píer III para carregamento de minério de ferro e manganês, tais como: número médio de navios na fila e no sistema, tempo médio em que um navio permanece na fila e no sistema etc. E, com a técnica da Simulação, pretende-se simular a operação do Píer IV, que consumirá R$ 2 bilhões em investimento, aumentará a capacidade do terminal em 100 milhões de toneladas/ano e terá capacidade de carregar 53 navios por mês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

ROSSA CAMELO, Gustavo; SÉRGIO COELHO, Antônio; MASSOLI BORGES, Renata; MARIA DE SOUZA, Rosimeri. Teoria das filas e da simulação aplicada ao embarque de minério de ferro e manganês no terminal marítimo de ponta da madeira. Cadernos do IME - Série Estatística, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 1, 2010. DOI: 10.12957/cadest.2010.15733. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15733. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística