OS MOVIMENTOS DE RENOVAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: REGULAMENTAR É PRECISO
PDF

Como Citar

R. S. Fazzio, T. (2024). OS MOVIMENTOS DE RENOVAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: REGULAMENTAR É PRECISO. Ballot, 9(1-2), 261–285. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/ballot/article/view/82690

Resumo

Este estudo dedica-se à análise dos Movimentos de Renovação Política a partir da literatura brasileira, compreendendo os fatores sociais, econômicos e políticos que contribuem para seu estabelecimento enquanto atores independentes e não-partidários dentro do desenho institucional do Estado, com o impulsionamento de candidaturas próprias por meio dos partidos políticos. O artigo tensiona alguns desses pressupostos, principalmente no que se refere à ausência de regulamentação dos Movimentos de Renovação Política, que exija destes transparência das fontes de financiamento e a construção de um modelo que atenda a vontade do legislador no que tange à estruturação da competição política, lançamento de candidaturas e disputa da agenda ideológica, que, constitucionalmente, foi atribuído aos partidos políticos.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ballot