COMPLIANCE E ACCOUTABILITY ELEITORAL NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CAMPANHA
pdf

Como Citar

Nascimento, A. (2024). COMPLIANCE E ACCOUTABILITY ELEITORAL NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CAMPANHA. Ballot, 9(1-2), 2–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/ballot/article/view/82678

Resumo

Com o histórico recente de processos criminais de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo membros de agremiações partidárias e agentes políticos detentores de cargos eletivos, a necessidade de maior transparência e integridade nos partidos políticos com a aplicação de conceitos e regras de compliance e accountability em sua estrutura e atuação tem sido uma discussão recorrente. O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação e utilização de regras e normas de compliance e accountability pelos partidos políticos no Brasil. O objetivo é discorrer sobre os conceitos de compliance, accountability, a origem e criação de normas internacionais e nacionais de combate à corrupção, regras de prestação de contas para partidos políticos e outras entidades e analisar como a jurisprudência vem se posicionando sobre o tema.  Pretende-se também fazer um paralelo entre a aplicação das normas de compliance e accoutability nas diferentes organizações, e nas agremiações partidárias brasileiras, avaliando como essas agremiações podem se beneficiar da aplicação dessas regras e normativos em suas estruturas administrativas e organizacionais, já que uma cultura de integridade e respeito a normas, sinaliza maior transparência e integridade para a população.

pdf
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ballot