Fact-checking e o controle da propaganda eleitoral
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Como Citar

NEISSER, Fernando Gaspar. Fact-checking e o controle da propaganda eleitoral. Ballot, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 178–212, 2015. DOI: 10.12957/ballot.2015.22133. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ballot/article/view/22133. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

O artigo discute a nocividade da mentira no debate político, apontando, contudo, ser inviável e inoportuno que o controle de conteúdo das propagandas eleitorais seja realizado pela Justiça Eleitoral. Assim, respeitando o princípio da subsidiariedade do controle judicial, apresenta uma alternativa de autoproteção coletiva que vem sendo colocada em prática nos Estados Unidos nos últimos anos, denominada fact-checking. Após explanar as principais características e o funcionamento desta atividade, traça as alterações que seriam necessárias para sua transposição à realidade brasileira.

https://doi.org/10.12957/ballot.2015.22133
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