Closing the Democratic and Legitimacy Gaps in the European Union: the Role of the European Elections
PDF

Como Citar

TOSTA, Jamile Abraham. Closing the Democratic and Legitimacy Gaps in the European Union: the Role of the European Elections. Ballot, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 37–52, 2015. DOI: 10.12957/ballot.2015.22003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ballot/article/view/22003. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

Após os sucessivos alargamentos, a União Europeia agora abriga populações de vinte e oito Estados-Membros. O Tratado de Lisboa foi criado com o objetivo de lidar com o equilíbrio institucional do poder numa União alargada, inserida numa nova ordem jurídica criada pelos tratados da União, para reforçar seu caráter democrático e a sua legitimidade perante os seus “povos”. O Tratado confirmou funções importantes conquistadas pelo Parlamento ao longo de sua história, tem mais funções atribuídas aos Parlamentos nacionais e abriu oportunidades interessantes para as participações dos cidadãos nos seus processos para aumentar a representatividade dos seus cidadãos a nível europeu. Como aspectos fundamentais da democracia e, consequentemente, da legitimidade da União são as eleições europeias para o Parlamento e de que forma o pleito é visto pelos cidadãos europeus. Apesar dos esforços empreendidos neste sentido, as eleições europeias ainda não têm respondido com o mesmo entusiasmo. À medida que a taxa de participação eleitoral vem caindo, o problema do déficit democrático persiste. Isso pode comprometer a legitimidade da União e a sua capacidade de agir de forma eficiente na esfera supranacional.
https://doi.org/10.12957/ballot.2015.22003
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.