Uma estratégia de ensino em botânica durante o período de ensino remoto no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.12957/acta.2023.89111

Resumo

O ensino de botânica no Brasil, do ensino fundamental ao superior, tem sido criticado por ser mais teórico do que prático, o que desmotiva muitos alunos. Apesar disso, alguns professores tentam reverter essa situação com inovações pedagógicas para estimular os estudantes. No ensino superior, o estudo da biologia vegetal é fundamental para a formação de futuros biólogos, fornecendo conhecimento sobre a biodiversidade vegetal de uma região e capacitando-os a atuar na preservação, conservação e uso sustentável de espécies importantes. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo fazer uma análise breve do período de ensino remoto no Brasil entre 2020 e 2021, com foco na prática do ensino de botânica para estudantes universitários. O objetivo é avaliar como o ensino à distância afetou o processo de aprendizagem e as práticas relacionadas à botânica nesse nível de ensino. A escrita deste material enfatiza a importância de aulas em campo, em laboratório e em casa durante o ensino remoto. Essas vivências tornam o conteúdo didático mais interessante, investigativo e sensorial, consolidando conhecimentos e experiências pessoais na formação de profissionais, como os biólogos.

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Publicado

2025-02-03

Como Citar

Ramos Da Costa, D., Costa Silva, C. L., & Montefusco de Oliveira, C. (2025). Uma estratégia de ensino em botânica durante o período de ensino remoto no Brasil. Acta Scientiae Et Technicae, 11. https://doi.org/10.12957/acta.2023.89111

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