Modernidade líquida e padrão corporal
as redes sociais e o espaço de produção, consumo e mercado de corpos
DOI:
https://doi.org/10.12957/acta.2023.89108Resumo
A presente pesquisa tem como centralidade a articulação entre a mídia, o padrão de beleza imposto pelo mercado e as redes sociais, visto que, o mercado estabelece determinantes que afetam as pessoas em seu cotidiano. Nesta linha de pensamento, o objetivo do trabalho é investigar como as redes sociais investem na produção de corpos que atendam o padrão estético da mídia e indústria cultural. O presente estudo se desenvolveu por intermédio da Revisão Integrativa da Literatura. Foi utilizada como base de dados o Google Acadêmico, tendo como recorte temporal os últimos 5 anos. Como caráter inclusivo foi determinado que apenas os artigos publicados em português iriam compor os dados da pesquisa. Os descritores utilizados foram: corpo e redes sociais; corpo e Instagram. Conclui-se que as redes sociais se configuram como o maior espaço de produção e consumo de corpos idealizados no contexto atual da sociedade, principalmente se considerarmos o Instagram.