Hematopoese e o Sangue: uma análise sobre o emprego de um jogo como estratégia didática no Ensino Fundamental II
Hematopoese e Sangue: Jogo como Estratégia no Ensino
DOI:
https://doi.org/10.12957/acta.2024.88803Keywords:
ensino fundamental II, gamefication, hematopoese, sangueAbstract
O interesse, a memória e a criatividade podem ser estimulados no processo de aprendizagem por meio de atividades práticas e inovadoras, tornando o ensino mais dinâmico e envolvente. Este trabalho tem como objetivo contribuir para o aprendizado de ciências biológicas e engajar os alunos por meio de uma estratégia didática diferenciada da tradicional: um jogo inspirado no "Perfil", onde os jogadores recebem dicas para identificar personagens. O objetivo é despertar nos estudantes o entusiasmo pelo aprendizado e incentivá-los a discutir os conteúdos propostos. Após uma breve aula sobre o sistema sanguíneo, o jogo foi aplicado a alunos do 9º ano do ensino fundamental (EJA 5B), com a observação do comportamento e do engajamento dos participantes. A intenção era avaliar a eficácia do jogo como uma alternativa para o ensino de conteúdos considerados desafiadores, promovendo a participação e cooperação. Na aula seguinte foi aplicado um questionário para avaliação do conteúdo aprendido e uma entrevista aos alunos. Os resultados foram positivos, indicando que o jogo pode ser uma ferramenta pedagógica eficaz, facilitando a compreensão dos conteúdos e estimulando a interação e a colaboração entre os alunos, além de contribuir para a articulação curricular de forma significativa.
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