Políticas públicas ambientais como disciplina e reflexos na gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.12957/acta.2024.88797Palavras-chave:
políticas públicas ambientais, gestão, sustentabilidade, educação ambientalResumo
O presente trabalho propõe-se a analisar as matrizes curriculares e as ementas dos cursos oferecidos pelas principais instituições de ensino médio técnico e graduação na área ambiental na região do Médio Paraíba no Estado do Rio de Janeiro. Temos por objetivo investigar se os discentes em sua formação têm acesso a um ensino sobre as políticas públicas ambientais para que sejam capacitados a atuarem na criação, implantação e na avaliação de políticas públicas na região. Para tanto, foram analisadas as ementas das principais instituições de ensino médio e superior as quais oferecem cursos na área do meio ambiente, disponíveis online na região citada. Foi realizada também uma análise dos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro que indica boas práticas na gestão ambiental nos municípios. Os resultados do presente estudo sugerem a necessidade de uma mudança nas ementas das instituições de ensino, a qual potencialmente propiciaria aos estudantes uma capacitação adequada para atuar na solução de problemas ambientais de forma mais eficaz, com prioridade na busca da sustentabilidade.
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