A LITERATURA DE FANTASIA E O LEITOR: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A RESPEITO DO DESAFIO DE VIVER IMAGINATIVAMENTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, faz-se uma revisão teórica sobre a manifestação da fantasia na literatura à luz das ideias de Lewis (2009, 2018), Tolkien (2014), Zilberman e Lajolo (2017), entre outros. A investigação objetiva, sobretudo, avaliar: os sentidos e usos do termo fantasia na literatura; o modo como a fantasia se expressa no texto, estabelecendo intercâmbios com o público leitor, que se instauram na dinâmica das relações entre conceitos, tais como mundos primário e secundário, fantasia, numinoso e mito; e desdobramentos para o fenômeno contemporâneo do gênero fantasy fiction. Por fim, reflete-se sobre a importância da experiência leitora com a fantasia para a formação de mediadores de leitura literária.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
CAMILO LOPES, Cristiano. A LITERATURA DE FANTASIA E O LEITOR: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A RESPEITO DO DESAFIO DE VIVER IMAGINATIVAMENTE: . Abusões, Rio de Janeiro, n. 26, 2025. DOI: 10.12957/abusoes.2025.89825. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/89825. Acesso em: 29 ago. 2025.
Seção
História e Teorias da Fantasia no Século XXI

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.