AS RELAÇÕES PERIGOSAS TRANSFIGURAÇÃO DO GÓTICO OITENTISTANOS IMBRICAMENTOS DE DRÁCULA, DE BRAM STOKER, E O RETRATO DE DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE

Conteúdo do artigo principal

Manoel Carlos dos Santos Alves

Resumo

Para além do espaço que ocupam na literatura, sendo conhecidos, na perspectiva hodierna, enquanto expoentes do horror, a relação entre Bram Stoker e Oscar Wilde ultrapassa um vínculo profissional. Ambos eram irlandeses, formaram-se na Trinity College, frequentaram os mesmos círculos sociais e, durante determinado período de tempo, cortejaram a mesma mulher. Contudo, devido a tais semelhanças, o silêncio expressado por Stoker em relação a prisão de Wilde, em 1895, mostrou-se como anômalo, uma vez que, à época, outros contemporâneos expressaram suas opiniões. Isto posto, o presente artigo tem o objetivo de analisar a maneira com a qual Bram Stoker, de modo sub-reptício, inseriu Oscar Wilde na tessitura do romance Drácula (1897), manipulando episódios reais em elementos do horror gótico. Oscar Wilde, por sua vez, teceu, em O Retrato de Dorian Gray (1891), uma crítica anti-imperialista, transformando, tal como o coetâneo, recursos vigentes em morbidez e temor. As análises, examinando componentes estéticos e diegéticos, levou-nos a concluir que, para além de uma mera configuração soturna, o insólito apresentou-se para ambos escritores como um instrumento de exploração e transfiguração de demandas particulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS ALVES, Manoel Carlos. AS RELAÇÕES PERIGOSAS: TRANSFIGURAÇÃO DO GÓTICO OITENTISTANOS IMBRICAMENTOS DE DRÁCULA, DE BRAM STOKER, E O RETRATO DE DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE. Abusões, Rio de Janeiro, v. 25, n. 25, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.82552. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/82552. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Literatura e Decadência: reconfigurações do insólito ficcional na narrativa fin-de-siècle
Biografia do Autor

Manoel Carlos dos Santos Alves, a:1:{s:5:"pt_BR";s:29:"Universidade Federal da Bahia";}

Mestre em Literatura e Cultura (PPGLitCult), graduado em Letras - Inglês, ambas formações pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência como professor de língua inglesa no Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (ASSUFBA). Em 2022, foi contemplado com o ABEI/ESP Grant to a Junior Researcher, prêmio cedido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses. Ministrou, na XII Jornada de Estudos Irlandeses, o curso de extensão "A História do Romance O Romance na História: literatura irlandesa clássica e contemporânea". Para além da aplicação no âmbito acadêmico, possui experiência em tradução de textos literários. publicou, no ano de 2020, os seguintes contos: Dark Mirror e Nossa Última História de amor. Em 2021, organizou a coletânea Crônicas Soteropolitanas. Gramática do lar (2021) é o seu primeiro romance.