GLOBAL EVIL, TECHNOLOGY, AND THE ALIENATION OF REALITY IN WILLIAM GIBSON’S NEUROMANCER (1984)

Conteúdo do artigo principal

Diorgi Giacomolli

Resumo

Este artigo investiga a intrincada relação entre tecnologia e realidade no contexto da obra Neuromancer (1984), romance cyberpunk seminal de William Gibson, para verificar como a humanidade dos personagens se deteriora devido à influência maligna da era da informação. Dividido em cinco seções, o artigo se desenvolve fazendo uma introdução à obra de William Gibson, enfatizando a relevância de investigar o impacto da tecnologia na formação da realidade na era contemporânea. A segunda seção contextualiza o romance no cenário sociocultural e tecnológico da década de 1980, traçando a emergência do cyberpunk como gênero e destacando os principais eventos que influenciaram a narrativa. A terceira seção compreende conceitos significativos de obras de Jean Baudrillard, Susan Neiman, Ray Kurzweil, Shoshana Zuboff, Mark O’Connell, entre outros, estabelecendo um quadro teórico para a compreensão do entrelaçamento entre tecnologia e realidade. Finalmente, a quarta seção examina Neuromancer (1984) através dessas lentes teóricas, examinando passagens específicas que ilustram a visão distópica do romance de um mundo dominado pela alta tecnologia e povoado por uma sociedade marginalizada. A análise investiga o mundo virtual, a indefinição da realidade e as implicações da tecnologia na identidade e na autonomia. Concluindo, o artigo sintetiza os principais resultados, refletindo sobre as implicações para a compreensão da intersecção contemporânea entre tecnologia e realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GIACOMOLLI, Diorgi. GLOBAL EVIL, TECHNOLOGY, AND THE ALIENATION OF REALITY IN WILLIAM GIBSON’S NEUROMANCER (1984). Abusões, Rio de Janeiro, v. 24, n. 24, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.81839. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/81839. Acesso em: 4 jul. 2025.
Seção
A literatura no fim dos tempos: poéticas negativas do Antropoceno
Biografia do Autor

Diorgi Giacomolli, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Diorgi Giacomolli possui Mestrado em Sociedade, (inter)textos Literários e Tradução nas Línguas Estrangeiras Modernas pela UFRGS, e é membro do grupo de pesquisa Estudos do Gótico. Graduado em Letras/Inglês e pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa pela ULBRA-RS, tem mais de 16 anos de experiência como professor e tradutor de língua inglesa.