GLOBAL EVIL, TECHNOLOGY, AND THE ALIENATION OF REALITY IN WILLIAM GIBSON’S NEUROMANCER (1984)
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Resumo
Este artigo investiga a intrincada relação entre tecnologia e realidade no contexto da obra Neuromancer (1984), romance cyberpunk seminal de William Gibson, para verificar como a humanidade dos personagens se deteriora devido à influência maligna da era da informação. Dividido em cinco seções, o artigo se desenvolve fazendo uma introdução à obra de William Gibson, enfatizando a relevância de investigar o impacto da tecnologia na formação da realidade na era contemporânea. A segunda seção contextualiza o romance no cenário sociocultural e tecnológico da década de 1980, traçando a emergência do cyberpunk como gênero e destacando os principais eventos que influenciaram a narrativa. A terceira seção compreende conceitos significativos de obras de Jean Baudrillard, Susan Neiman, Ray Kurzweil, Shoshana Zuboff, Mark O’Connell, entre outros, estabelecendo um quadro teórico para a compreensão do entrelaçamento entre tecnologia e realidade. Finalmente, a quarta seção examina Neuromancer (1984) através dessas lentes teóricas, examinando passagens específicas que ilustram a visão distópica do romance de um mundo dominado pela alta tecnologia e povoado por uma sociedade marginalizada. A análise investiga o mundo virtual, a indefinição da realidade e as implicações da tecnologia na identidade e na autonomia. Concluindo, o artigo sintetiza os principais resultados, refletindo sobre as implicações para a compreensão da intersecção contemporânea entre tecnologia e realidade.
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