A NATUREZA, O HOMEM E O MEDO TENSÕES DO ANTROPOCENO EM ROMANCES ECOGÓTICOS DE JOCA REINERS TERRON E SANTIAGO NAZARIAN

Main Article Content

Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos
Leonardo Davino de Oliveira

Abstract

Nosso trabalho propõe o aproveitamento do conceito de “ficção ecogótica” (DEL PRINCIPE, 2014; GINSBERG, 2013) na leitura de dois romances contemporâneos brasileiros: A morte e o meteoro (2019), de Joca Reiners Terron, e Biofobia (2014), de Santiago Nazarian. No estágio atual do Antropoceno (DANOWSKI; VIVEIROS DE CASTRO, 2014), um ramo teórico consideravelmente profícuo é o dos estudos ecocríticos, o campo que investiga a relação entre humanidade e natureza na literatura. Em sua versão negativa, a ecocrítica (GLOTFELTY, 1996) assume uma feição fóbica e pessimista que a torna parente de poéticas negativas como o Horror e o Gótico, atualizando as últimas com temas de imenso relevo para o contemporâneo. A conexão entre natureza e literatura de medo não é novidade, mas o ecogótico tensiona na tessitura textual em novo nível, e em novo contexto, as relações crescentemente mais disfóricas entre o humano e o não-humano. Os romances nacionais analisados, publicados na última década, fornecem exemplos de prosa ecogótica que, apesar de em superfície bastante distinta, compartilham como tema fulcral o conflito entre uma civilização humana destrutiva, mas acuada, e uma natureza vitimada, mas vingativa. Nosso objetivo final é explicitar a produtividade de leituras sob novos prismas teóricos de modo a contribuir com pesquisas em literatura de medo, gótico e ecocrítica no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
COSTA RESENDE PINTO BASTOS DOS SANTOS, Gabriel; DAVINO DE OLIVEIRA, Leonardo. A NATUREZA, O HOMEM E O MEDO: TENSÕES DO ANTROPOCENO EM ROMANCES ECOGÓTICOS DE JOCA REINERS TERRON E SANTIAGO NAZARIAN. Abusões, Rio de Janeiro, v. 24, n. 24, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.81641. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/81641. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
A literatura no fim dos tempos: poéticas negativas do Antropoceno
Author Biography

Leonardo Davino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras. Procientista Uerj/FAPERJ. Desenvolve pesquisa sobre poesia e vocoperformance e coordena o Laboratório de Estudos de Poesia e Vocoperformance.