ÉCRITURE ARTISTE UM ESTUDO SOBRE O ESTILO DE JOÃO DO RIO E A ESTÉTICA ART NOUVEAU

Conteúdo do artigo principal

Maurício Silva

Resumo

O presente artigo pretende analisar parte da produção ficcional de João do Rio, observando sua adesão à estética art nouveau, o que faz dele um dos principais autores dessa tendência no Brasil. Partindo de uma visão ampla da presença da estética art nouveau nas manifestações artísticas brasileiras – especialmente na produção gráfica nacional –, na passagem do século XIX para o XX, este artigo busca destacar aspectos de natureza estilística que, sendo próprias da estética art noveau, encontra plena adesão na escritura de João do Rio, revelando não apenas como a expressão artística artenovista manifesta tensões e contradições internas, mas também como ela interage com a realidade sociocultural brasileira durante a vigência de nossa Belle Époque literária. Desse modo, João do Rio é inserido num mais amplo sistema literário vigente durante nossa Belle Époque, que assumiu incontornáveis dimensões e aspectos nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Maurício. ÉCRITURE ARTISTE: UM ESTUDO SOBRE O ESTILO DE JOÃO DO RIO E A ESTÉTICA ART NOUVEAU. Abusões, Rio de Janeiro, v. 25, n. 25, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.80842. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/80842. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
Literatura e Decadência: reconfigurações do insólito ficcional na narrativa fin-de-siècle
Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho (São Paulo)

Doutor em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado na Universidade Nove de Julho.