MELUSINA DA LENDA AO MITO MODERNO

Conteúdo do artigo principal

Resumo

Desde o século XIV, a criação literária tem revisitado a lenda da fada Melusina. Neste artigo, nos limitaremos a reconhecer sua presença na literatura francesa da segunda metade do século XIX e a primeira do século XX, por meio da obra de três autores: Gérard de Nerval, Joséphin Péladan e André Breton. Sem a pretensão de esgotar as várias maneiras com que a fada se faz presente nas obras desses autores, ao examinar sua dinâmica, muitas vezes complexa, envolvendo um quebra-cabeça intertextual e processos de refigurações e transfigurações, buscaremos apreender uma costura intertextual entre elas.


Palavras-chave: Melusina; literatura francesa; intertextualidade; mito moderno


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Marta Dantas. MELUSINA: DA LENDA AO MITO MODERNO . Abusões, Rio de Janeiro, v. 25, n. 25, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.79494. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79494. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
Literatura e Decadência: reconfigurações do insólito ficcional na narrativa fin-de-siècle
Biografia do Autor

Marta Dantas Silva, UEL

Marta Dantas é pós-doutora em Literatura Brasileira pela USP, professora associada C da UEL. Atua no curso de Licenciatura em Artes Visuais, na subárea de História e Teorias da Arte e no Programa de Pós-Graduação em Letras, mestrado e doutorado, na subárea de Literatura Comparada. Autora do livro Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio. São Paulo: Ed.UNESP, 2003. Membro do GT Vertentes do Insólito na Ficção. http://lattes.cnpq.br/4075939343525463; e-mail: marta_dantas@hotmail.com