CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente ensaio tem como objetivo investigar a relação entre o insólito e o real na tessitura da personagem “Amada”, do livro homônimo de Toni Morrison. Para tanto, toma-se por base as concepções de repetição na teoria literária (leitmotiv) e na psicanálise, em especial no que Lacan chama de tiquê, como o encontro do real. A personagem em questão ora se apresenta como fantasma, ora como memória traumática, ora como um corpo de carne e osso. Nossa hipótese analítica é de que, por meio dos inúmeros leitmotive, Amada representa a corporificação do real, em especial do real traumático, na narrativa de Morrison.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
BAROSSI, Luana. CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON. Abusões, Rio de Janeiro, v. 23, n. 23, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.79300. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79300. Acesso em: 2 may. 2025.
Sección
Abismo e vertigem: dinâmica da personagem na ficção fantástica

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.