CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON

Contenido principal del artículo

Luana Barossi

Resumen

O presente ensaio tem como objetivo investigar a relação entre o insólito e o real na tessitura da personagem “Amada”, do livro homônimo de Toni Morrison. Para tanto, toma-se por base as concepções de repetição na teoria literária (leitmotiv) e na psicanálise, em especial no que Lacan chama de tiquê, como o encontro do real. A personagem em questão ora se apresenta como fantasma, ora como memória traumática, ora como um corpo de carne e osso. Nossa hipótese analítica é de que, por meio dos inúmeros leitmotive, Amada representa a corporificação do real, em especial do real traumático, na narrativa de Morrison.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
BAROSSI, Luana. CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON. Abusões, Rio de Janeiro, v. 23, n. 23, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.79300. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79300. Acesso em: 2 may. 2025.
Sección
Abismo e vertigem: dinâmica da personagem na ficção fantástica
Biografía del autor/a

Luana Barossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Literatura na Universidade federal de Santa Catarina - Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.