ALL WATCHED OVER BY MACHINES OF LOVING GRACE: POTENCIAIS CRÍTICOS DA TECNODISTOPIA EM NOVACENO DE JAMES LOVELOCK

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Juliana Michelli da Silva Oliveira

Resumo

Este artigo tem por objetivo examinar os potenciais críticos da tecnodistopia em Novacene: The coming age of hyperintelligence, obra publicada em 2019 pelo cientista britânico James Lovelock, conhecido pela hipótese Gaia. Para isso, de início, foram estudadas as relações entre suas pesquisas científicas e invenções técnicas na constituição do Novaceno, um experimento de pensamento (Gedankenexperimenten) não antropocêntrico caracterizado pela chegada de superinteligências artificiais, espécies que superarão a inteligência humana. No momento seguinte, foram discutidos os trânsitos entre a ciência e a ficção na constituição da obra, cujo texto híbrido possui traços de ficção científica. Por fim, a partir das análises precedentes e da identificação de aspectos tecnodistópicos da obra, foram examinados os potenciais críticos do Novaceno com base na criação de novas hierarquias das inteligências, na transformação planetária conduzida por espécies mais inteligentes e na recepção do texto. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, J. M. da S. (2023). ALL WATCHED OVER BY MACHINES OF LOVING GRACE: POTENCIAIS CRÍTICOS DA TECNODISTOPIA EM NOVACENO DE JAMES LOVELOCK. Abusões, 22(22). https://doi.org/10.12957/abusoes.2023.73197
Seção
Distopia e Contemporaneidade
Biografia do Autor

Juliana Michelli da Silva Oliveira, Universidade de São Paulo e Université du Québec à Montréal

Pesquisadora associada ao Centre de recherche sur le texte et l’imaginaire (Figura), Departamento de Estudos Literários da Université du Québec à Montréal (Canadá). Doutora em Educação (2019) pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa PDSE (2017-2018) no Centre de recherche Imaginaire et Socio-Anthropologie da Université Grenoble Alpes, França. Graduada em Ciências Biológicas e Letras pela USP, com período de estudos na Université Sorbonne-Paris IV. É professora no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).