O NARRADOR-PERSONAGEM SOB UMA PERSPECTIVA DISTÓPICA UMA LEITURA DE "NÃO VERÁS PAÍS NENHUM", DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo apresenta uma breve análise sobre o narrador-personagem na ficção distópica de Ignácio de Loyola Brandão. Segundo Varsam (2008), no caso das distopias literárias, o leitor é atraído para a experiência distópica a partir do ponto de vista do narrador-personagem, que compartilha anseios e perspectivas pessoais ao questionar o seu entorno, configurando um dos mecanismos textuais mais específicos do gênero em questão. Para examinar tal proposta, selecionamos o romance brasileiro Não verás país nenhum (2022), publicado originalmente em 1981, com o objetivo de analisar como a experiência da personagem-protagonista é estruturada para o leitor.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, Mykaelle de Sousa. O NARRADOR-PERSONAGEM SOB UMA PERSPECTIVA DISTÓPICA: UMA LEITURA DE "NÃO VERÁS PAÍS NENHUM", DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 22, n. 22, 2023. DOI: 10.12957/abusoes.2023.73193. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/73193. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Distopia e Contemporaneidade

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.