O NARRADOR-PERSONAGEM SOB UMA PERSPECTIVA DISTÓPICA UMA LEITURA DE "NÃO VERÁS PAÍS NENHUM", DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

Conteúdo do artigo principal

Mykaelle de Sousa Ferreira

Resumo

Esse artigo apresenta uma breve análise sobre o narrador-personagem na ficção distópica de Ignácio de Loyola Brandão. Segundo Varsam (2008), no caso das distopias literárias, o leitor é atraído para a experiência distópica a partir do ponto de vista do narrador-personagem, que compartilha anseios e perspectivas pessoais ao questionar o seu entorno, configurando um dos mecanismos textuais mais específicos do gênero em questão. Para examinar tal proposta, selecionamos o romance brasileiro Não verás país nenhum (2022), publicado originalmente em 1981, com o objetivo de analisar como a experiência da personagem-protagonista é estruturada para o leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, Mykaelle de Sousa. O NARRADOR-PERSONAGEM SOB UMA PERSPECTIVA DISTÓPICA: UMA LEITURA DE "NÃO VERÁS PAÍS NENHUM", DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 22, n. 22, 2023. DOI: 10.12957/abusoes.2023.73193. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/73193. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Distopia e Contemporaneidade
Biografia do Autor

Mykaelle de Sousa Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Estudos de Literatura, na especialidade de Literatura Brasileira, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).