O ANTROPOCENO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS MUNDOS

Conteúdo do artigo principal

Marina Pereira Penteado
Sonia Torres

Resumo

Pensar o Antropoceno é apontar para a atual centralidade do medo do fim do mundo, que veio para tomar o lugar antes ocupado pelo messianismo no imaginário moderno. Mas de que mundo(s) estamos falando? O fato de nos referirmos à atividade humana como (de)formadora do mundo traz consigo significados ontológicos, epistemológicos e éticos subjacentes da maior importância, na medida em que levanta questões candentes a respeito da sobrevivência, da possibilidade de reforma política e dos futuros que podemos imaginar para a humanidade, no cenário das forças antropogênicas que vimos testemunhando. Diante desse quadro, propomos discutir alguns conceitos como distopia, memória, esgotamento e sustentabilidade, visando a levantar questões como o fim da separação entre natureza e cultura e do excepcionalismo humano, ou mesmo questionar as controvérsias que o uso da informação científica é capaz de gerar.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira Penteado, M., & Torres, S. (2023). O ANTROPOCENO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS MUNDOS. Abusões, 22(22). https://doi.org/10.12957/abusoes.2023.71323
Seção
Distopia e Contemporaneidade
Biografia do Autor

Marina Pereira Penteado, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduada em Letras Português/Inglês e Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio Grande. Realizou estágio de pós-doutorado no PPG de Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (2020-2022), com pesquisa sobre ficção climática e crítica feminista do Antropoceno. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção climática, monstruosidade e teorias feministas. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande.

Sonia Torres, Universidade Federal Fluminense

Sonia Torres é Professora Titular aposentada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, onde segue atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. É Mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UFRJ-SDSU) e Doutora em Ciência da Literatura/Literatura Comparada (UFRJ-UCSD), com pós-doutorados pela UNIRIO e PACC/UFRJ. Entre outras publicações, co-organizou, recentemente, o livro LITERATURA E ARTE NO ANTROPOCENO: CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES (Rio de Janeiro: Makunaima, 2021, 231 p. - sistema Open Access). Tem interesse, como tema de pesquisa, em Literatura e Ciências Ambientais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: memória, modernidade/s, utopia/distopia, ficção especulativa e Antropoceno.